Ouça agora

Ouça agora

Bombeiros capturam cobra coral-verdadeira em universidade de Alta Floresta

Postado em 27 de maio de 2021 por

Compartilhar agora.

Uma cobra coral foi encontrada no campus II da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Alta Floresta. O animal peçonhento foi capturado pelo Corpo de Bombeiros. A coral (Micrurus lemniscatus) é considerada uma das cobras mais venosas do Brasil.

O fato ocorreu avenida Perimetral Rogério Silva, bairro Flamboyant. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra foi encontrada estava no piso de um dos ambientes da Universidade, especificamente na copa, sob uma geladeira. O vigilante reportou que quando adentrou na copa quase pisou no animal, constatando tratar-se de uma cobra, ligando em seguida para o Corpo de Bombeiros.
 
Os militares usaram equipamentos de proteção individual (EPIs) e técnicas adequadas para a captura do animal peçonhento. Após a captura, a cobra coral foi solta pelos bombeiros em região de mata da região, distante de residências, para não oferecer qualquer risco para os moradores.

Curiosidades sobre a Micrurus surinamensis, uma das espécies de cobra coral-verdadeira


Apesar de o animal ser peçonhento (possuidor de toxina que inocula com seus dentes), acidentes com estes animais é muito pouco comum, pelos seguintes motivos:

1) É um animal que não dá bote como as demais cobras peçonhentas brasileiras (jararacas, cascavel e surucucu-pico-de-jaca).

2) Não possui presas inoculadoras de veneno como as demais cobras peçonhentas. A coral-verdadeira inocula sua toxina por meio de dois dentes fixos e sulcados na região anterior da boca. Portanto, costuma-se dizer que a coral-verdadeira, a exemplo da que foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, morde e não pica.

3) É uma espécie de cobra que vive sobre o folhiço da floresta, em buracos, sendo dificilmente vista.
A imagem em que um bombeiro manipula o animal com as mãos calçadas de luva não poderá ser feita por quem não seja especialista da área.

De todo modo, isto demonstra o quanto o comportamento  das corais-verdadeiras é diferente das demais cobras peçonhentas.  Contudo, fica o alerta do Corpo de Bombeiros Militar que a especiação de cobras (definir que cobra é) é um trabalho que demanda conhecimentos específicos. Deve-se sempre acionar o Corpo de Bombeiros Militar ou órgão ambiental.

Visits: 14

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

2 + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.