Ouça agora

Ouça agora

Paranaíta: Sindicato Rural vai liderar caravana de produtores rumo ao plantio de Gergelim

Postado em 29 de fevereiro de 2024 por

Compartilhar agora.

Um grupo de produtores rurais, irá embarcar numa viagem de conhecimento e cultivo da cultura do gergelim, grão oleaginoso que está revolucionando o mercado consumidor.

Hoje a classe produtora de Paranaíta, município localizado na Região Norte do Estado de Mato Grosso, está dedicada ao plantio de soja, milho, arroz, pecuária leiteira e de corte. O que em tempo de crise, rotula prejuízos nas propriedades rurais.

O apresentador e radialista Agnaldo Miranda, diretor da TEM FM 98.9, apresentou uma proposta ao presidente do Sindicato Rural, Ivan Moreno para viabilizar uma nova cultura de grãos, que está movimentando os mercados internacional e nacional, onde existe uma grande demanda na compra e que vários municípios do estado de Mato Grosso, já aderiram, que é o plantio do “gergelim” planta resistente as interpéres do clima e que vem agregando valores em muitas propriedades e que está ofertando uma alternativa de renda para centenas de produtores rurais, que estão aliando o plantio na janela do milho safrinha. “O gergelim, está tirando a classe produtora dos prejuízos provocados pelos grãos tradicionais: soja e milho e oferecendo uma nova alternativa de renda e aumentando a geração de empregos no campo” salientou Agnaldo Miranda.

No próximo dia 11 de março, uma caravana composta por vários produtores rurais, liderada pelo presidente o Sindicato Rural, Ivan Moreno, sairá de Paranaíta para conhecer as lavouras de gergelim no município de Canarana, município localizado na Região do Baixo Araguaia, considerada a capital do cultivo do grupo, responsável por cerca de 60% da produção nacional. “ Vamos buscar conhecimento e posteriormente viabilizar o plantio aqui no nosso município. Nós não podemos estagnar as nossas lavouras por falta de conhecimento. A proposta de cultivo do gergelim é viável e será uma nova alternativa de renda nas nossas lavouras” acrescentou Ivan Moreno.

A divulgação sobre o interesse da classe produtora de Paranaíta, no cultivo do “gergelim”, fez surgir a proposta de empresas que comercializam o grão em subsidiar a nossa produção. “ Estamos no rumo certo. Precisamos criar novas alternativas de renda e gerar mais empregos através do campo” comemorou o diretor da Radio TEM FM 98.9, Agnaldo Miranda, que também integrará a caravana de produtores.

Visits: 134

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

2 + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.