Ouça agora

Ouça agora

Rússia realiza bombardeios maciços na Ucrânia em retaliação a ataque contra ponte na Crimeia

Postado em 10 de outubro de 2022 por

Compartilhar agora.

Moscou tomará medidas ‘severas’ de dimensão ‘correspondente ao nível de ameaça’ à Federação Russa, ameaçou Putin.

A Rússia lançou nesta segunda-feira uma série de bombardeios contra importantes cidades ucranianas, como o centro da capital Kiev, distante da frente de batalha. Com estruturas de energia, comunicações e instalações militares como alvos principais, os ataques mais amplos desde o início do conflito são uma retaliação à maciça explosão que derrubou no sábado um trecho da ponte estratégica que liga a Península da Crimeia ao território continental russo, incidente que o presidente Vladimir Putin classificou como um “ato terrorista” ucraniano.

s bombardeios russos mataram ao menos oito pessoas e feriram 36, números que os ucranianos afirmam poder aumentar, e derrubaram o abastecimento de energia e outros serviços essenciais pelo país. Em Kiev, foram os primeiros desde junho, atingindo um cruzamento movimento na hora do rush matinal. Foi também o ponto mais próximo do Parlamento e do escritório de Zelensky já bombardeado por Moscou desde que o conflito eclodiu, em 24 de fevereiro.

Ao todo, afirma a Presidência ucraniana, foram registrados bombardeios contra 12 regiões do país, entre eles em cidades como Lviv, no Oeste ucraniano, e Dniéper, no centro, além de regiões mais perto das frentes de guerra e bombardeadas com maior frequência — entre elas Zaporíjia e Mykolayiv, ambas no Sul. Também há relatos de explosões no porto de Odessa, no Mar Negro, e alarmes dispararam por todo o território ucraniano, exceto a Crimeia, ocupada pelos russos há oito anos.

Na abertura de uma reunião do seu Conselho de Segurança convocada no fim de semana, Putin disse que a Ucrânia “praticamente se pôs no mesmo patamar que formações internacionais terroristas” ao atacar a ponte na Crimeia. Em resposta, a Rússia fez um “ataque maciço com armas de amplo alcance e alta precisão” contra “infraestruturas de energia, comandos militares e comunicações” da Ucrânia:

Se tentativas de realizar ataques terroristas contra o nosso território continuarem, as medidas tomadas pela Rússia serão severas e sua dimensão corresponderá ao nível de ameaça à Federação Russa. Ninguém deve ter dúvidas sobre isso — afirmou Putin, que ainda no sábado havia anunciado a troca do comandante de sua ofensiva na Ucrânia, nomeando o general do Exército Sergei Surovikin, que o serviço de Inteligência militar de Kiev disse no fim de semana ser um especialista em guerra aérea.

Pouco após a fala de Putin, o Ministério da Defesa russo disse que os ataques “atingiram seu objetivo” e que “todos os alvos foram atingidos”.

Segundo o Estado-Maior ucraniano, foram disparados ao menos 77 mísseis entre 6h20 e 11h15 (0h20 e 5h15 no Brasil), com ataques aéreos vindos também da Bielorrússia, onde o regime é aliado de Moscou, da Crimeia e de barcos russos no Mar Negro, que supostamente cruzaram o espaço aéreo da Moldávia. Ao menos 41 projéteis foram abatidos pelos sistemas de defesa ucranianos.

É uma manhã dura. Estamos lidando com terroristas. Dezenas de mísseis, drones iranianos. Eles têm dois alvos: infraestruturas de energia pelo país (…) e o povo. O timing e os alvos foram escolhidos a dedo para causar o máximo de dano possível — disse Zelensky, em um pronunciamento por vídeo, no lado de fora da sede do governo. — Eles querem pânico e caos, querem destruir nosso sistema de energia. Eles não tem esperança.

A prefeitura de Kiev pediu a todos os moradores que fiquem em abrigos e que pessoas de fora evitem se dirigir até a cidade. Na internet, circulam imagens de estações de metrô cheias, como a de Vystavkovyi Tsentr, no centro da cidade, lotada de famílias em busca de proteção dos bombardeios, que ocorreram nos arredores de uma universidade e das residências de embaixadores ocidentais e perto do parque Shevchenko, onde um parque infantil e uma ponte para pedestres foram danificados.

Kiev sofreu bombardeios pesados ​​no início da guerra, quando a estratégia russa era atingir e tomar as grandes cidades ucranianas, algo que se provou fracassado. Desde que Moscou recalculou sua rota, contudo, a capital estava em relativa calmaria, com a população vivendo uma rotina não muito diferente da vista em outras capitais da região. O alerta de bombardeios iminentes só foi suspenso na cidade por volta de 12h30 (6h30 no Brasil).

Em Dniéper, cidade no centro da Ucrânia que é vista como relativo porto-seguro para quem foge da frente dos conflitos, os bombardeios “maciços” deixaram “mortos e feridos”, segundo o chefe militar local, Valentyn Reznichenko. De acordo com moradores, mais de dez explosões foram registradas durante a madrugada.

Em Kharkiv, no Leste, o prefeito disse que ataques às redes elétricas interromperam o abastecimento de energia, e o fornecimento de água também foi cessado. O cenário é similar ao de Ivano-Frankivsk, no Sudoeste do país, onde poucos ataques foram vistos nos oito meses de guerra. No domingo, um ataque com mísseis russos na cidade de Zaporíjia, no Sul, já havia matado ao menos 14 pessoas.

Bielorrússia

A Bielorrússia, vizinha do Norte da Ucrânia, montará um agrupamento de tropas junto com a Rússia, sua aliada, disse o presidente Aleksandr G. Lukashenko.

O líder bielorrusso não especificou o tamanho ou o objetivo do agrupamento, mas afirmou que o Ocidente queria “atrair a Bielorrússia para uma guerra” e que a Otan estava considerando “uma possível agressão contra nosso país”.

As informações circularam via mídia estatal bielorrussa. A Rússia usou sua parceira como palco para a invasão à Ucrânia.

Por Clodoaldo de Paula/ Fonte oglobo.globo.com

Visits: 1

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

seis − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.