Ouça agora

Ouça agora

Paranaíta: Sindicato Rural organiza caravana de produtores para buscar conhecimento sobre plantio do grão na capital do Gergelim

Postado em 21 de fevereiro de 2024 por

Compartilhar agora.

A sugestão partiu do radialista e empresário Agnaldo Miranda, durante apresentação do seu programa de rádio TEM RURAL, programa que vai ao ar de segunda a sábado na emissora e que devido a grande viabilidade de alavancar a economia do município de Paranaita, foi abraçada pelo Sindicato Rural.

O presidente do Sindicato Rural, Ivan Moreno estava ouvindo o programa no momento em que o apresentador Agnaldo Miranda, entrevistava o empresário e vice-prefeito da cidade de Canarana Vilson Biguelini, que falava sobre os benefícios que a planta oleaginosa trouxe para o município de Canarana, que já detém cerca de 150 mil hectares de área plantada. “ O gergelim, mudou a realidade de Canarana. O cultivo do grão, trouxe mais renda para os produtores e mais empregos na cidade” destacou Vilson Biguelini.

Com o plantio do milho segunda safra praticamente concluído, agricultores de Canarana miram o foco para o cultivo de gergelim. O município é considerado a capital nacional da semente e deve registrar um aumento de aproximadamente 30% na área destinada à cultura, repetindo o que também aconteceu com o milho.

Logo após, o término da entrevista com o empresário Vilson Biguelini, o apresentador Agnaldo Miranda, fez um chamamento para a classe produtora, fazer um plantio experimental do grão. “O projeto é audacioso, mas não é impossível. Precisamos gerar mais empregos para a nossa população e transformar esse município no celeiro da Região Norte. Temos terras agricultáveis produtores corajosos e que estão sofrendo com a baixa “gritante” dos preços do milho e da soja. É mais, uma alternativa de renda para a classe produtora” finalizou Miranda

O presidente do Sindicato Rural Ivan Moreno, aprovou a sugestão apresentada pelo apresentador Agnaldo Miranda, e já está formando uma comissão de produtores rurais para ir buscar mais conhecimento sobre o cultivo do gergelim no município de Canarana. “Já estamos agendando uma viagem em caravana logo depois da safra. Nós, precisamos alternar nossa produção e aproveitar a demanda existente no mercado consumidor” comemorou Ivan Moreno.

Ano a ano, o gergelim ganha espaço nos municípios do Vale do Araguaia, região nordeste de Mato Grosso. Canarana é destaque no cultivo, tanto que hoje é o maior produtor da semente no Brasil.

Visits: 413

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

15 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.