Ouça agora

Ouça agora

Eleições: TSE começa nesta segunda a lacrar o sistema das urnas eletrônicas para as eleições de outubro

Postado em 29 de agosto de 2022 por

Compartilhar agora.

Cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais deve ser iniciada às 10h. Processo garante ao eleitor que o voto registrado na urna seja computado de forma totalmente segura.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta segunda-feira (29) a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições deste ano.

De acordo com o TSE, os processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.

Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a integridade e o bom funcionamento.

Tecnicamente falando, essa etapa também faz a transformação dos códigos-fontes para a linguagem binária, lida pelas máquinas.

Encerramento

No encerramento dos trabalhos, marcado para sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por autoridades presentes.

Em seguida, os sistemas são lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do tribunal.

A assinatura e lacração é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turnos das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

A próxima fase é a geração de mídias, na qual os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas. Na véspera do pleito, ocorre a verificação dos sistemas usados na totalização e envio dos dados.

Por Clodoaldo de Paula/ Fonte Rosanne D’Agostino, g1 — Brasília

Visits: 0

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

um × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.