Ouça agora

Ouça agora

MUNDO: Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil e é esperado ‘como se imperador estivesse vivo’, diz Itamaraty

Postado em 22 de agosto de 2022 por

Compartilhar agora.

Vinda do órgão, de Portugal, faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Ministério das Relações Exteriores não informou custo da operação.

coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (22), às 9h30 da manhã, na Base Aérea de Brasília. O órgão será trazido da cidade do Porto, em Portugal, onde é guardado na igreja de Nossa Senhora da Lapa.

Conservado em formol, há 187 anos, o coração do imperador será trazido ao país em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O órgão, é transportado na cabine de passageiros de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado por três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro.

Ministério das Relações Exteriores não informou o custo da operação para trazer o coração até Brasília, onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty. A Polícia Federal (PF) vai monitorar a segurança durante toda a permanência, além das Forças Armadas. De acordo com o chefe do cerimonial do Itamaraty, o coração será recebido com honrarias.

“Será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil”, diz Alan Coelho Séllos.

Esta não é a primeira vez que restos mortais de Dom Pedro I são apresentados nas comemorações da Independência do Brasil. Em 1972, durante a ditadura militar, parte da ossada do imperador foi exposta em várias cidades, antes de ser depositada no Monumento da Independência, em São Paulo.

No sábado (20), ainda no Porto, antes da viagem ao Brasil, houve a primeira exposição aberta ao público do coração de Dom Pedro I. Quando chegar a Brasília, o órgão será levado da Base Aérea para o Palácio do Itamaraty “de modo silencioso”, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

epois, ficará “em repouso”, até ser exposto na sala Santiago Dantas. Ele ficará dentro de uma cripta e será levado de volta para Portugal no dia 8 de setembro.

Por/ Clodoaldo de Paula/ Fonte: Raquel Honorato e Cristina Marques, TV Globo e Globo News

Visits: 1

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dezoito + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.