Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Paranaíta: visando fomentar a retomada do Turismo, secretário visita Sítio Arqueológico Pedra Preta

Postado em 21 de junho de 2021 por

Compartilhar agora.

O Secretário de Turismo de Paranaíta iniciou semana passada seu cronograma de visitas aos pontos turísticos no município, em busca de alternativas para aquecer a economia nesse seguimento, em visita ao Sítio Arqueológico Pedra Preta, localizada na zona rural distante do Município cerca de 30 km.

“A Pedra Preta é Potencial Turístico com dimensões com mais de cinco alqueires de formações rochosas, a Pedra Preta de Paranaíta tem diversas inscrições rupestres e um painel principal com cerca de 12 metros de altura, e 70 metros de comprimento e escritas feitas a mais de 5 mil anos, com uma vista panorâmica com uma visão que você jamais vai esquecer. Então vale à pena conhecer o Município de Paranaíta e visitar a Pedra Preta.” Disse o Secretário Manoel Netinho.

Na visita o Secretário foi acompanhado da equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura, onde os mesmos puderam observar de perto esse belíssimo local que é um ponto turístico ímpar.

História da Pedra Preta.

Com informações da Doutora Maria Clara Migliacio arqueóloga pela MAE/USP, o sítio localizado dentro da Amazônia meridional, representa uma das maiores expressões rupestres do mundo. A notícia existente sobre o monumento Pedra Preta em Paranaíta surgiu durante a colonização dos primeiros garimpeiros a cerca de cinco décadas atrás.

Através da atividade garimpeira na área durante o século XX, que veio a colonização da chamada Amazônia Mato-grossense, o monumento da Pedra Preta ficou conhecido; depois chamada pelos exploradores/viajantes como Santuário da Pedra Preta, hoje pela população paranaitense é chamada somente de Pedra Preta.

Quando as pessoas dizem Pedra Preta em relação a esse magnífico ponto turístico não quer dizer que seja qualquer pedra, mas sim um local que é intensamente marcado pela presença de um grande bloco rochoso, com a presença de artes rupestres a céu aberto, que traz uma História de vida e mistério de muitos anos atrás.

Hits: 10

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.