Ouça agora na Rádio

N Notícia

Brasil encara EUA no Pré-Olímpico de Basquete Feminino das Américas

FOTO: Divulgação

Brasil encara EUA no Pré-Olímpico de Basquete Feminino das Américas

Torneio garante vagas no Pré-Olímpico Mundial em fevereiro de 2020

De olho em Tóquio, o Brasil inicia hoje, às 18h30 (horário de Brasília), a caminhada rumo à classificação para os Jogos Olímpicos do ano que vem. E logo na estreia a equipe brasileira, comandada pelo técnico José Neto, terá pela frente a seleção norte-americana, atual campeã olímpica e mundial.  Brasil e Estados Unidos duelam na cidade de Bahia Blanca, na Argentina. As anfitriãs argentinas também fazem parte do grupo B, assim como a Colômbia. A partida será transmitida ao vivo no canal no Youtube da FIBA (Federação Internacional de Basquete)  e no Facebook da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

A competição oferece ao todo três vagas para o Pré-Olímpico Mundial, em fevereiro do ano que vem. Duas delas para os dois mais bem colocados no Grupo A, formado por Porto Rico, República Dominicana, Cuba e Canadá. O grupo B terá direito a uma vaga, que será ocupada por Brasil, Colômbia ou Argentina. Isso porque, por determinação da FIBA, os Estados Unidos estão classificados para o Pré-Olímpico Mundial, mesmo já tendo lugar assegurado na Olimpíada de Tóquio por serem as atuais campeãs do mundo. Além dos Estados Unidos, o Japão também está qualificada para a Olímpíada por ser o país-sede.

A seleção feminina vem embalada desde a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto, quando quebrou um jejum de 28 anos sem a medalha dourada. A final foi justamente contra os Estados Unidos, com vitória das brasileiras por 79 a 73. Na sequência, no final de setembro, as brasileiras conquistaram o bronze na Copa América. A competição foi classificatória para este Pré-Olímpico das Américas.

O técnico José Neto vai poder contar com as armadoras Débora Costa (Sesi Araraquara), Lays da Silva (Vera Cruz Campinas);  com as alas/armadoras Isabela Ramona (Uninassau), Patrícia Teixeira (Vera Cruz Campinas) e Tainá Paixão (Sampaio Basquete); com as alas Tati Pacheco (Ituano) e Raphaella Monteiro (Ituano); com as alas/pivôs Clarissa Santos (Lyon Asvel), Damiris Dantas (Busan BNK Sum), Mari Dias (Vera Cruz Campinas) e Stephanie Soares (The Masters University); além da pivô Erika de Souza (San Sebastián).

Os próximos jogos da seleção serão no sábado (16), às 18h30, contra a Colômbia, e no domingo (17), às 21h, contra a Argentina. Para garantir a vaga no Pré-Olímpico Mundial as brasileiras precisam terminar a competição à frente de colombianas e argentinas.

FONTE: Agência Brasil
Link Notícia

Leia também